segunda-feira, maio 14, 2007

O que pensará António Costa?

No meio de inúmeros outros casos semelhantes (situações que envergonham a cidade e deviam, também, envergonhar os seus responsáveis), foi aqui afixada, recentemente, esta imagem - que documenta bem o sofrimento dos inquilinos deste prédio que, nos últimos 20 anos, se viram frequentemente impedidos de entrar ou de sair de casa, apesar de haver, a poucos metros dali, dezenas (ou mesmo CENTENAS!) de lugares de estacionamento gratuito.
Pior ainda: à inconcebível falta de civismo de condutores como os que aqui se mostra, soma-se a mais completa passividade da PSP que por ali passa várias vezes ao dia («Por falta de meios» - segundo me garantiu o graduado que, um dia e ali mesmo, interpelei acerca de um caso igual).
Nesse seguimento, tirei algumas fotografias desta e de outras cenas semelhantes, e divulguei-as na blogosfera.
Por coincidência ou não, pouco tempo depois uma equipa ao serviço da Câmara veio resolver o problema, como aqui se vê:
Note-se um pormenor curioso nesta «Ilha de Legalidade»:
os pilaretes foram apenas colocados para proteger a entrada do prédio
e não ao longo dos outros 20 metros do passeio...
A cena que aqui se documenta passou-se em Lagos (cujos responsáveis - policiais e autárquicos devem pensar que o turismo de qualidade se compadece com situações destas), mas podia ser em muitas outras cidades do país (a começar por Lisboa), onde a inacção da PSP face a casos semelhantes parece corresponder a directivas superiores - a acreditar no que me afirmou, recentemente e com o ar mais natural do mundo, um graduado da DT da PSP de serviço nas avenidas novas.

8 comentários:

Anónimo disse...

Bem visto.
Lembra-se disto?

22.2.07
A EMEL, a PSP e os políticos
A ASSOCIAÇÃO SINDICAL dos Profissionais da PSP protestou ontem contra a decisão da CML de pôr os funcionários da EMEL a autuar os condutores que estacionam constantemente em segunda fila, sobre os passeios, sobre as passadeiras.
A ACA-M pergunta-se: por que razão chegámos a uma situação em que a fiscalização do estacionamento selvagem em Lisboa é feita por uma empresa municipal e não pela Divisão de Trânsito da PSP?
A resposta parece-nos óbvia: É que durante anos, a DT-PSP, a autoridade policial que podia e devia combater os flagelos lisboetas do estacionamento indevido e do excesso de velocidade, demitiu-se quase completamente da sua função.
Claro que a ACA-M prefere que a DT-PSP faça o seu trabalho e que a CML não tenha esse encargo adicional. Claro que muitos condutores que abusam das falhas do sistema estarão agora irritados porque vão passar a pagar como os outros.
É a vida. Mas, para a ACA-M, a verdadeira questão de fundo é saber de quem foi a responsabilidade política de a DT-PSP se ter demitido da sua obrigação – dado que não consta que os comandos da PSP tomem decisões políticas.
Fazemos assim um apelo à Assembleia da República para que investigue este estranho caso de polícia.
-
Comunicado da ACA-M de 21 Fev 2007
Afixado por: Manuel João Ramos às 19:15


http://sorumbatico.blogspot.com/2007/02/emel-psp-e-os-polticos_22.html

Isabel G

Miguel Carvalho disse...

Muito bem visto!
É complicado culpar António Costa pela absurda passividade das forças de segurança porque a situação já se arrasta há décadas. Mas que se tenha visto, ele fez ZERO para resolver a situação que herdou.

p.s. Os novos pilaretes são deliciosos. Há vários exemplos semelhantes em Lisboa. Ao colocá-los com essa disposição as autoridades estão explicitamente a admitir que é razoável estacionar no resto do passeio.

Miguel Carvalho disse...

E à passividade contra o estacionamento ilegal há que juntar a passividade contra os abusos de velocidade dentro de Lisboa...

Carlos Medina Ribeiro disse...

Diz MC: «É complicado culpar António Costa pela absurda passividade das forças de segurança»

Uma coisa seria (apenas) ele não fazer nada; outra - muito diferente - é quando graduados me dizem que TÊM INSTRUÇÕES PARA NÃO AGIR contra o estacionamento selvagem porque isso é com a CML.

A um deles (da DT da PSP, com o "T" na braçadeira e tudo) eu disse mesmo que ia escrever um artigo sobre o assunto, citando a sua afirmação.
Não se preocupou absolutamente nada.
Terei isso em conta quando - ou se... - António Costa vier um dia a debitar boas intenções sobre o assunto.

Miguel Carvalho disse...

Isso é muito grave.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Tenho falado com vários agentes da DT da PSP (em vários pontos do país) sobre trânsito (em geral) e sobre o estacionamento selvagem (em particular).

Ultimamente, tenho também conversado muito com agentes da Polícia Municipal de Lisboa e da EMEL, pelo que estou perfeitamente esclarecido acerca de quem são os responsáveis (por acção e por omissão) do caos do trânsito - nos seus diversos aspectos.
No caso do estacionamentoo selvagem, não tenho um pingo de dúvida.

Miguel Carvalho disse...

Que a culpa é da Polícia Municipal não há dúvida.. a questão é de quão "alto" vêm as ordens.
Não quer desvendar um pouco mais?

Carlos Medina Ribeiro disse...

Pois...

Mas em Lagos (onde passo boa parte do ano e onde estou neste momento)não há EMEL nem Polícia Municipal, pelo que o caos é da total responsabilidade da PSP, que se está nas tintas para o estacionamento selvagem.

Segundo me disseram agentes que interpelei, só multam A PEDIDO e, mesmo assim, é preciso telefonar para a esquadra!

A Câmara Municipal até fornece centenas de lugares de estacionamento gratuito, mas com essa "colaboração" policial...