segunda-feira, outubro 09, 2017


Sou sócio do IPP que estimo ser um grupo de especialistas categorizados na área da economia, na qual tem realizado e divulgado estudos e propostas de elevada qualidade.
Mas no melhor pano caí a nódoa.
E tenho que dizer que apesar de pensar que se começava pelo telhado, dado que para reformar o nosso sistema político e eleitoral se tem que começar pela base, o sistema das autarquia, por exemplo temos mais de 40.000 eleitos, que é sensivelmente o mesmo que Espanha (incluindo a Catalunha) tem, Temos 5 órgãos autárquicos, no mínimo se a autarquia só tiver uma freguesia... enquanto que  aqui ao lado.... basta 1. 
Apesar disso fui ao seminário que hoje com a colaboração do ICS organizámos.
Enfim ia-se discutir o sistema  político e eleitoral geral. Pensei que se iria ter em conta o excelente ensaio, como base, de Manuel Braga da Cruz, por exemplo.
Pois não, baseado nuns estudos académicos, generosamente pagos, penso eu com o meu dinheiro, foi apresentado pelos iminentes especialistas uma inutilidade, que em Itália elegeu a Cicciolina, e que por cá só serve para discussões académicas e evitar ou impedir que se discuta a verdadeira reforma do sistema. É que francamente estar a discutir o voto preferente numa folha do tamanho de 3 A4 só para perder o nosso tempo.
O IPP tem que arranjar melhor companhia nesta área, não estando em causa a qualidade dos académicos que versaram sobre o seu húmus.

Sem comentários: