sexta-feira, junho 02, 2017

Por cá, estamos assim:

A produção doméstica de electricidade a partir de painéis fotovoltaicos correspondeu a 471,4 kWh , o que permitiu abastecer todos os consumos domésticos familiares, e ainda os pequenos electrodomésticos e a iluminação do vizinho, no "distrito" de Lisboa.
Em Inglaterra dois dias este mês passado o fotovoltaico, industrial, ( The Guardian) produziu tanta electricidade quanto as 8 centrais nucleares! Fantástico, num país com muito menos sol que Espanha, com 7 nucleares activas, das quais 4 ontem estavam paradas, uma delas por um grave, mais um grave incidente ( Ascó!)

A produção de electricidade de origem eólica no mês passado permitiu abastecer 18 % das habitações de Lisboa.  Irei referir o tempo em que os aerogeradores tinham 200 KW de potência... Hoje chegam a 8 MW!

Mas também irei falar da geotermia, dos valores na Islândia que ultrapassam os 50/60% e nos Açores onde estamos a caminho dos 50%. Com a hídrica, o vento, o sol e mais micro geração e eficiência os Açores poderá ser o 1º arquipélago sustentável electricamente do mundo!!!

E claro irei falar de Ferrel e de como uma não central nuclear se transformou num paraíso para os surfers e onde uma estação piloto, o WaveRoller, produz electricidade para mais do que um pequeno concelho como Barrancos!
e não deixarei de falar dos resultados e projectos da Coopérnico, e de outras coisas boas e também do nosso mal, que é a falta de capacidade e visão do actual responsável do Ambiente!

Sem comentários: