segunda-feira, novembro 07, 2016

Os edifícios e o sector dos transportes são uma parte maioritária das emissões de CO2 e áreas onde as alterações têm que ser radicais.
http://www.pt.cision.com/cp2013/ClippingDetails.aspx?id=ee84b467-5945-46a0-8113-36e396a45cfd&analises=1
neste excelente artigo temos matéria para reflexão e também tópicos sobre a mudança urgente e necessária.
A electrificação do sector dos transportes deveria ser paralela a alterações na lógica de ocupação do território e novas valência que abram caminho a um regresso da ruralidade, como transportes com uso de animais, que impõe também ritmos diferentes do/no tráfego urbano, e o aproveitamento de resíduos alimentares em locomoção, processos que infelizmente praticamente acabaram no nosso país, com o desaproveitamento total do óleo alimentar e outros resíduos valorizáveis em substituição do diesel.
E nos edifícios muito há para fazer, mas certamente não é solução, antes pelo contrário a peregrina ideia de substituir as fontes de calor, seja o esquentador seja o aquecimento pelo todo eléctrico, como ouvi este fim de semana a uma especialista!, porque usar a electricidade para obter calor é uma dupla maldade!!!
Isolamento, melhoria das condições térmicas, com cortiça e novas janelas, melhoria da insolação e utilização de processos mais clássicos para um optimum ambiental no interior das habitações são algumas das soluções.
E aguentar, que ou temos novas baterias em breve ou... isto vai ultrapassar e muito os 3 graus que agora já são assumidos como evidência, mas atenção que esses 3 são 4, porque um já tinha sido comido quando Paris falou em 2!

Sem comentários: