terça-feira, março 08, 2016

Actualização, carregar para vizualizar:

Município de Peniche  e Freguesia de Ferrel
Assinalam os 40 da Marcha do Povo de Ferrel Contra a Central Nuclear

No próximo dia 13 de Março de 2016, em Ferrel a partir das 10h30m a Câmara Municipal de Peniche e a Junta de Freguesia de Ferrel irão assinalar a primeira marcha popular contra a instalação de uma central nuclear em Portugal, realizada há 40 anos. Para o efeito, com a colaboração do jornal Gazeta das Caldas e da rádio 102 FM, levarão a cabo um conjunto de actividades, que incluem o descerramento de uma lápide evocativa dos 40 anos, a apresentação de uma exposição evocativa, uma peça de teatro alusiva à luta antinuclear, bem como uma ida à Antena no moinho Velho, que visa recrear o trajecto efectuado na manhã de segunda-feira, 15 de Março de 1976, quando o povo de Ferrel disse «Não», levando a cabo a primeira acção expressiva contra a central nuclear que estava projectada para aquela localidade.
A cerimónia evocativa contará com intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, do Presidente da Junta de Freguesia de Ferrel, Silvino João, e Jorge Silva Jorge todos participantes na marcha de há 40 anos. Intervirão também pessoas que contribuíram na época para a divulgação da causa antinuclear, nomeadamente, José Luiz Almeida e Silva da Gazeta das Caldas e António Eloy.
A exposição evocativa integra a apresentação do “Wave Roller” , estrutura de aproveitamento da energia das ondas em desenvolvimento na zona prevista para a construção da central nuclear.

P.S.
Numa altura em que timoratamente o nosso governo se limita a inquirir o que se passa em Almaraz, outros:"Les pays frontaliers, Suisse, Allemagne et Luxembourg, s’alarment et dénoncent le danger que présentent les réacteurs nucléaires français et lancent des démarches pour leur fermeture."


Sem comentários: