sábado, setembro 26, 2015

A foto é picada do excelente blog de Renato Monteiro:
http://fotografaresdotejo.blogspot.pt/
que esteve na acção simbólica, que no Cais das Colunas reuiniu cerca de 20 pessoas de diversas organizações.
Fui com o Diogo Lisboa da Quercus uma das pessoas que falou à comunicação social (inacreditável o comportamento de uma jornalista, paga com o meu dinheiro, da RTP, que chegou já a manifestação tinha acabado e se deu ao luxo de ser  respondona para comigo, com testemunhas!!).
Falei para a Bola! e o Correio da Manhã. O Diogo com outros orgãos de comunicação. 

A questão do transvase, o roubo de água ao Tejo, para irrigar as hortícolas do Levante espanhol, a poluição por agro-químicos articulada com o ano de seca e um Tejo sem caudais e o assoreamento do rio.
A questão da poluição urbano-industrial a falta de fiscalização ou a burocracia judicial e a insuficiência de acção judicial e de reparação destas agressões.
A questão de Almaraz e a velhice da central, os problemas da sua manutenção, a escassesez de água e a necessidade de grande quantidade a temperatura adequada para a refrigeração dos reactores (logo gasto de energia para arrefecimento da mesma) e a fiscalização de balde das nossas autoridades, e a necessidade de outro enquadramento para o acordo luso-espanhol sobre a nuclear.
E finalmente a necessidade de pôr na agenda luso-espanhola a revisão da Convenção de Albufeira e adaptá-la à directiva Europeia da água e cuidar da qualidade da água além de ser imperativo rever o regime definido de caudais ecológicos.
Esses os temas que abordei com os jornalistas. Ficou gravado...
e também aqui:

Sem comentários: