segunda-feira, julho 06, 2015

O Verão vai ser uns dos mais quentes de sempre. Será esta a litânia dos anos, dos próximos, todos.
O aquecimento global é indesmentível, assim como indesmentível mesmo que sejamos mira e amaral, que a origem antropogénica é certa.
Até a encíclica papal o diz com todas as letras, pese o desconforto do mira dos USA, o bush.
A Laudato Si também desenvolve as energias renováveis e as promove, assim como refere as culpas do capitalismo de casino na destruição do planeta.
Por cá temos tido políticas sem mira acertada e outras com esse no olho, ou no bolso, mas apesar de tudo, graças ao empenho de sectores empresariais e ao desbravar do caminho que associações e activistas ecologistas trilharam podemos dizer que não estamos muito mal.
Poderíamos estar melhor, a Lisboa Enova (lisboaenova.org) falta-lhe vitalidade e, talvez recursos e sobretudo uma estratégia. Fica para uma próxima, que de qualquer forma, tem um trabalho meritório que não quero deixar de registar.
E hoje:
(...)
Energia Fotovoltaica
Geral: Durante o último mês, 167% das necessidades de electricidade de uma família típica na região de Lisboa foram cobertas/satisfeitas por uma instalação padrão de painéis solares fotovoltaicos.

Detalhe: A produção doméstica de electricidade a partir de painéis fotovoltaicos correspondeu a 509,5 kWh , o que permitiu abastecer todos os seus consumos, os electrodomésticos da cozinha, a iluminação e os equipamentos de climatização do vizinho .

Energia Solar Térmica
Geral: Uma instalação média de painéis solares térmicos na região de Lisboa permitiu cobrir 89% das necessidades de aquecimento de águas de uma família padrão durante o mês anterior.

Detalhe: O aquecimento de águas a partir de painéis solares térmicos em Lisboa permitiu a uma família poupar, por exemplo, 15,75 m3 de gás natural, durante o último mês.

Energia Eólica
Geral: Durante a último mês o vento permitiu gerar, em média, electricidade suficiente para abastecer 123 000 habitações , graças à produção de todos os parques eólicos em funcionamento na região de Lisboa.

Detalhe: A produção de electricidade de origem eólica no mês passado permitiu abastecer 11 % das habitações de Lisboa.
(...)
aqui fica o registo da APREN. A favor de ventos e marés, e sem mares que nos detenham...

Sem comentários: