sexta-feira, maio 01, 2015


Foi um momento de grande espessura, de amizades e reencontros, a tertúlia que se realizou dia 30 na Fábrica do Braço de Prata.
Embora a assistência não chegasse às 2 dezenas ninguém deu por mal empregue o tempo.
Iniciámos a sessão com Luís Coimbra, que contou alguns episódios das suas aventuras enquanto deputado e vereador do PPM e também falou do fracasso da constituição desse como aglutinador da ecologia politica entre nós.
António Gonzalez, hoje, quando é público que os Verdes foram uma decisão ao mais alto nível do PCP, contou as trapaças que houve e acabaram por o vitimar mas também o seu empenho e sinceridade, da qual nunca duvidámos.
Estórias divertidas, gentes que partilhámos e a solidariedade que vive.
Paulo Trancoso falou dos primórdios do MPT, onde os 4 estivemos!, que poderia ter sido o partido, de facto, da ecologia politica em Portugal e das razões, menores quase todas, do seu fracasso. Houve muitas estórias, muitas gentes, e não posso deixar de mencionar Gonçalo Ribeiro Telles que esteve na palavra e carinho de todos.
4 ou 5 elementos da assistência intervieram, Rui Cunha e Nuno Nabais levantaram questões que serão abordadas noutras tertúlias.

Como conclusão, pessoal, diagnostiquei a impossibilidade e mesmo a falta de interesse objectivo de constituir ou dar qualquer simpatia aos partidos que reivindicam, ainda, essa bandeira política, entre nós.
E mencionei que o PAN não é um partido ecologista, mas sim uma organização animalista que defende uma noção da vida e ética contrária à defesa do ambiente e o fiasco da que poderia ter sido a última aventura de ecologia política, o Livre que ficou com a papoila, andou pelos Verdes europeus, e foi-se juntar aos trogloditas estalinistas duplicando o já existente BE.

Aqui, enquanto aguardo as fotos da sessão do Rui, vai o chorinho. Que posso garantir foi excelente e bem humorado, assim como o dos 4 "estarolas" que o antecederam.


A próxima tertúlia moderada pelo João Carlos Caninas terá a participação de Eugénio Sequeira, Susana Fonseca e João Joanaz e será dia 28 de Maio!

Sem comentários: