segunda-feira, fevereiro 02, 2015

O universo e o Tao:
serão a mesma coisa. O que é o Tao?
Pois levo na bagagem, vou passar 20 dias em Cabo Verde, na ilha do Fogo, Tao is Silent de Raymond Smullyan (com 10 outros livros), para ver  e sentir o universo no vulcão, que o criou.
Sabiam que Lisboa tem vários cones de vulcões extintos à milhões de anos...?

Entretanto para vos deixar com alguma matéria útil, venho transmitir os dados da APREN de Janeiro:
podem carregar para ampliar.

Explicação:
Energia Fotovoltaica
Durante o último mês, 84% das necessidades de electricidade de uma família típica na região de Lisboa foram cobertas/satisfeitas por uma instalação padrão de painéis solares fotovoltaicos.
A produção doméstica de electricidade a partir de painéis fotovoltaicos correspondeu a 266,3 kWh, o que permitiu abastecer os electrodomésticos da cozinha, os pequenos electrodomésticos e os equipamentos de climatização.

Energia Solar Térmica
Uma instalação média de painéis solares térmicos na região de Lisboa permitiu cobrir 51% das necessidades de aquecimento de águas de uma família padrão durante o mês anterior.
O aquecimento de águas a partir de painéis solares térmicos em Lisboa permitiu a uma família poupar, por exemplo, 9,37 m3 de gás natural, durante o último mês.

Energia Eólica
No último mês o vento permitiu gerar, em média, electricidade suficiente para abastecer 222 000 habitações, graças à produção de todos os parques eólicos em funcionamento na região de Lisboa.
A produção de electricidade de origem eólica no mês passado permitiu abastecer 20% das habitações de Lisboa.

Pois é, as renováveis continuam de vento em popa (não pela dita) e o fotovoltaico saí da casca, já é mais de 1% do total de produção nacional.
Com a digitalização e a eficiência agora sim é que novos paradigmas se irão desenvolver, na linha das prospecções de cientistas como Amory Lowins ou Jeremy Rifkin.



Sem comentários: