terça-feira, novembro 04, 2014


O "Eclipse do Capitalismo", subtítulo do último  livro de Jeremy Rifkin, não será pela turba munda da revolução soviética (que ficou e muito bem enterrada, com todos os seus crimes e horrores) mas devido à alteração do paradigma energético articulada com a  informática e novas formas de organização social a partir daí emergentes.
A convergência entre os sistema energéticos e a informática estabelece uma nova matriz espaço-tempo que altera as formas  como as organizações sociais se estruturarem e o modelo de economia, com tendência para custos marginais despiciendos.
A domótica alargada é um novo modelo de sistema.
Mas para lá chegarmos temos também que apostar na eficiência energética a alterar a forma de produção de energia e electricidade. 
Hoje o sol começa a levantar a cabeça. Se ao calor e luz solar se aplicar a regra de cálculo que usámos nas eólicas, em 20 anos temos 120 mais potência! por unidade de produção, em 2030 as fósseis estarão fora do mercado para produção de electricidade e sabe-se lá se também na locomoção, se resolvido o problema das pilhas de acumulação.

Bom em breve teremos literatura sobre isso...

Entretanto em Lisboa o mês que passou deu-nos novas alegrias:
E desde logo, como que pré-anunciando a revolução do solar:
Energia Fotovoltaica, durante o último mês, 98% das necessidades de electricidade de uma família típica na região de Lisboa foram cobertas/satisfeitas por uma instalação padrão de painéis solares fotovoltaicos.
 Ou seja a produção doméstica de electricidade a partir de painéis fotovoltaicos correspondeu a 310,8 kWh , o que permitiu abastecer os electrodomésticos da cozinha, os pequenos electrodomésticos, os equipamentos de climatização e a iluminação.
Com novas placas e alterações de condução, captação solar em breve o Sol será mesmo para todos!
Já no Solar Térmico, uma instalação média de painéis solares térmicos na região de Lisboa permitiu cobrir 61% das necessidades de aquecimento de águas de uma família padrão durante o mês anterior, uma poupança de 11,11 m3 de gás natural.
Também informação da A.P.R.E.N. durante o último mês o vento permitiu gerar, em média, electricidade suficiente para abastecer 192 000 habitações, graças à produção de todos os parques Eólicos em funcionamento na região de Lisboa, permitindo o abastecimento de17 % das habitações de Lisboa.
Aqui o boneco (carregar para aumentar):

Sem comentários: