sexta-feira, maio 16, 2014

Estarei fora do país, senão aqui estaria. Quem for dê notícias!
Ciclo de Palestras 2014
Rochas e minerais industriais da cidade de Lisboa e sua exploração e utilização
24 de maio de 2014, das 14:30h às 15:30h
Museu Geológico

Orador: Jorge Sequeira
Jorge Manuel Duarte de Sequeira é Engenheiro Geólogo (FCT-UNL) e Técnico Superior do Museu Geológico do Laboratório Nacional de Energia e Geologia. As suas principais atividades são a gestão das Coleções do Museu Geológico e o desenvolvimento e gestão de sistemas de informação. Interesses: recursos minerais, rochas e minerais indústrias, estratigrafia e Paleontologia, arqueologia industrial, história e evolução da cidade de Lisboa.
Sobre a Palestra
Na sequência da atividade profissional desenvolvida no Museu Geológico e em particular no âmbito dos trabalhos de inventariação das coleções de rochas e fosseis Mesozoico e Cenozoico da Região de Lisboa em que foi necessário identificar inequivocamente os locais referidos na rica bibliografia sobre a geologia da Cidade de Lisboa produzida pelos geólogos dos Serviços Geológicos de Portugal, constatou-se que muitos dos locais referidos correspondiam a locais de exploração de rochas e minerais industriais em locais atualmente integrados na malha urbana da capital e há muito esquecidos. Tal permitiu aprofundar o conhecimento sobre esses locais e sobre a sua localização, conhecer quais os materiais geológicos explorados e qual a sua utilização e importância para o desenvolvimento da cidade, contextualizar diferentes momentos da exploração com a evolução do conhecimento da Geologia da Região de Lisboa, cujas primeiras referências datam do final do Século XVIII.
As duas palestras que se apresentam, e que se complementam, dão conta da localização, evolução temporal das explorações dos recursos minerais de Lisboa, natureza dos recursos explorados e sua importância sob o ponto de vista industrial e utilitário e da importância que esses locais de exploração tiveram para o conhecimento da geologia da cidade de Lisboa.
 

Sem comentários: