quinta-feira, fevereiro 14, 2013


Política e Ética


O deputado António Filipe, que se ler esta prosa saberá que é com estima pessoal que a escrevo, é um jurista emérito por isso, e também por ter repudiado desvio de linha anterior ( do saudoso João Amaral),  continua a kimsuniar no grupo parlamentar do P.C.P.
Hoje fez uma intervenção que sendo juridicamente, como ele próprio acabou por reconhecer, controversa, é politicamente inaceitável. Mas o Partido tem que defender os seus Kims...
Fez-me, todavia, lembrar Maquiavel: “ o príncipe só deverá cumpri a palavra politica da véspera se tal lhe trouxer vantagens no dia seguinte”.

Há, em todos os sectores partidários, e devo dizer que na opinião pública tal é generalizado (só os próprios não o veêm!) constestação e repúdio por esta manobra, que podendo ou não ser juridicamente legal ( e os Tribunais administrativos ir-se-ão pronunciar, sabe-se lá se durante a própria campanha eleitoral, e obrigar o 2º a passar para 1º, e se não for o caso poderá ser o Constitucional depois das eleições a caçar o mandato, embora os eleitos depois possam fazer como o Eng. Macário Correia fazia antes aos cinzeiros e mandá-lo passear!).

Alguns partidos políticos, e só pode ser ou por falta de pessoal ou por com a candidatura levarem os interesses e conúbios que engendraram na sua longa vida alapados aos cargos autárquicos, acharam boa ideia (e sem garantia de chegarem a ir a votos!) apresentarem os seus Ichtyorys ( dinossáurios voadores) noutras paragens.
O Partido Comunista tem os seus, o PSD também.
Tenho que lhes dizer com a certeza, quase absoluta, que se essas candidaturas não ficarem enredadas nos tribunais ( e sabemos a morosidade destes...) a cidadania saberá dar-lhes o melhor caminho.
O bom senso deveria levar quem propõe estes Ichtyorys a mudar de ideias.
Mas sabemos que há tanto bom senso nos partidos como agulhas em palheiros...

Sem comentários: