sexta-feira, julho 08, 2011

Receita para a receita

Av. Óscar Monteiro Torres (n.º 66), Campo Grande (n.º s 2 e 4) e Av. dos EUA (n.º 102) - três locais de Lisboa de impunidade garantida
QUANDO alguém pretende obter a carta de condução, uma das coisas que tem de fazer é estudar o Código da Estrada. Nele figuram, com clareza meridiana, o valor das coimas a pagar em caso de incumprimento das normas que nele constam.
É evidente, pois, que, quando alguém, já devidamente habilitado a conduzir, comete - repetida, deliberada e desnecessariamente - uma dessa infracções, está a dizer, publicamente e em bom som, que está disposto a pagar à comunidade o preço que a lei estabelece pelo privilégio de a infringir.
Assim sendo, não se compreende que, em cidades como Lisboa, os poderes públicos não sejam suficientemente diligentes na cobrança dessas verbas - que bastariam (só num fim-de-semana de trabalho nas "avenidas novas"...) para acabar, de uma vez por todas, com o problema do défice e o drama da dívida pública.

Texto a publicar no Destak de 11 Jul 11

9 comentários:

Anónimo disse...

Com a cobrança de todas essas multas até a Moody's subia logo o rating da república...

Carlos Medina Ribeiro disse...

Sim, o texto foi escrito por causa disso.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Curiosidade:

Hoje, no «Destak», alguém entendeu substituir «clareza meridiana» por «clareza mediana».

Haja Deus!

Alien3065 disse...

@ CMR 11/7/11 10:27: meu caro, o que se pode esperar de gente meridiana, perdão, mediana, quando clareza é coisa que deixou de existir? Um abraço.

Alien3065 disse...

Caro Medina Ribeiro, no Blogue Estacionamento Selvagem, foi recebido no passado dia 9 um comentário, em ordem a um post publicado em Agosto de 2010 (há quase um ano), que é demonstrativo do tipo de sociedade cívica em que transitamos nesta curta passagem pela vida. Reza assim esse post: «É PERMITIDO ESTACIONAR NESTA ZONA DA RUA MARIA PIA.! BOLAS, É BURRO TODOS OS DIAS! A PRÓPRIA POLICIA JA VEIO AQUI DIZER QUE APENAS TEM DE CUMPRIR ORDENS PORQUE NA VERDADE NEM PRECISAMOS DE DISTICO DE MORADORES PORQUE É PERMITIDO! E EU PASSO A EXPLICAR PORQUÊ... PORQUE NÃO TEMOS NENHUMA ZONA PARA ESTACIONAR, A NÃO SER NO PASSEIO.! VÁ À CÂMARA E INFORME-SE!
P.S- QUER QUE LHE FORNEÇA SEMANALMENTE UMA REVISTA COR-DE-ROSA? PARECE QUE NÃO TEM MAIS NADA PARA FAZER... »
A resposta que foi dada a este post foi a seguinte:
«Vou responder a este post por partes:
1.- Que eu saiba - e conduzi durante muitos anos - o Código da Estrada não menciona, nos seus artºs. 48º. e 49º., que se pode estacionar em cima dos passeios quando não existe espaço para tal.
2.- Quanto ao chamar-me burro, deve ter visto o seu reflexo no monitor do computador, por isso o desabafo...
3.- Já enviei um pedido de informação a vários departamentos da C,M.L., relacionados com o trânsito, bem como à Polícia Municipal, para que confirmem se é verdade o poder-se estacionar em cima dos passeios, não existindo local para o efeito.
4.- Quanto às revistas, se fossem a Playboy ou a Penthouse ainda podiam servir para esgalhar uma, pois as cor-de-rosa nem para limpar o olho do cú servem!
5.- Tenho bastante que fazer e entre as várias áreas a que me dedico, uma delas é a aprendizagem diária de actos de cidadania e de comportamento cívico, especialmente quando incluem a atenção e o respeito que outros cidadãos merecem. E para sua informação, quando vim para aqui morar, tinha moto e vendi-a, passando a andar de transportes públicos, porque não quis desrespeitar nem o Código da Estrada, nem prejudicar as pessoas que teriam de circular pela estrada, com risco de vida, se estacionasse as minhas duas rodas em cima do passeio...
6. Tendo este post quase um ano (Agosto de 2010), altura em que enviei as imagens para este fantástico Blogue que, a par de muitos outros lutam contra o estacionamento selvagem não só em Lisboa, como em todo o País, o autor (ou autora) do comentário devem reagir ao retardador... Compreende-se quando o conteúdo quer do texto, quer das atitudes, são as que se lêm...»
Elucidativo, não?

Carlos Medina Ribeiro disse...

Alien 3065

Por estranho que pareça, em certos casos pode, de facto, estacionar-se em cima dos passeios legalmente.
O Código da Estrada prevê até vários sinais de trânsito para isso (estacionamento de topo, de lado, total ou parcial).

O espaço deverá estar, no entanto, devidamente sinalizado, e o estacionamento ter sido expressamente autorizado.

Podem ver-se exemplos desses, em Lisboa, na Av. do Brasil (do lado sul, entre a Av. de Roma e o Campo Grande), na Alameda Afonso Henriques (ambas as alas poente), na Rua Guilhermina Suggia (junto ao Apeadeiro do Areeiro), na Av. Gago Coutinho (perto do largo Francisco Sá Carneiro), etc.

Mas isso são excepções, que nada têm a ver com o estacionamento anárquico habitual.

Alien3065 disse...

Caro CMR, pelas imagens do Blogue até reparei que existem sinais de proibição de parar/estacionar na zona da paragem da Carris. Mas só pelo facto de o estacionamento selvagem em cima dos passeios obrigar os peões a circularem pela estrada, sejam eles quem forem, com todos os riscos de vida inerentes, é caso para chamar BASTARDOS a esta gente sem nenhum grau de civismo! É isso que me indigna!
Cumpts.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Claro!

Abraço

CMR

Carlos Medina Ribeiro disse...

Já agora:

Quando as agências de 'rating', de que agora tanto se fala, olham para este país, o que vêem são 'coisas' como estas.

E já não estou a falar no valor das coimas (que podiam entrar no erário público - e não entram). Nem estou a falar nos funcionários que, de facto, são excedentários (pois não fazem aquilo para que são pagos) e deviam ir para o olho da rua.

Falo - isso sim - de um país cujos cidadãos são avessos a regras, e onde os poderes públicos, pagos pelos contribuintes, são de uma incompetência crassa.

A ideia, pois, de que com esta corja não há volta a dar... vai fazendo o seu caminho - e com alguma lógica...