quarta-feira, julho 06, 2011

As ruas como reivindicação

Os celtas atiravam os velhos de penhascos, por inúteis. Agostinho Neto disse que quando morre um velho desaparece uma biblioteca. Duas concepções de civilização e opostos reflexos de princípios culturais. Os laços sociais, que criaram as famílias como núcleos centrais das sociedades, são, ainda hoje, em África, combinações únicas de elementos sedimentados nessas sinalizações humanas. A belíssima expressão "O mais velho" não tem em linha de conta a discriminação de casta ou de classe. "O mais velho" é aquele que, pela idade, adquiriu a sabedoria, a sensatez e a equidade que lhe permitem o equilíbrio do conselho e a harmonia do parecer.

Em que estádio civilizacional nos encontramos? O Correio da Manhã de anteontem contava que 8238 velhos estão abandonados nos hospitais, por carências económicas das famílias, por negligência moral, por dispositivo indigno do mundo em que vivemos. Este dispositivo indigno possui raízes no sistema, cada vez mais corrupto e, acentuadamente, propício ao desprezo pelo outro, seja ou não familiar. Diariamente somos assustados pelas novas condições que o Governo aplica aos mais pobres e indefesos. E, pelos vistos e ouvido, a procissão ainda vai no adro.

É preciso, urgentemente, saber em que sítio estamos e em que estrada caminhamos para conhecermos a norma que domina e qual o código a respeitar. O direito à desobediência não é uma metáfora. Representa um direito que nos assiste, como afirmação de protesto cívico e manifestação de dignidade humana.

Nenhuma lei, quando injusta ou perversa, é um registo de obediências cegas. E os cidadãos, exactamente porque o são, constituem a afirmação de uma alternativa. Naturalmente (uso o advérbio na sua exacta dimensão) o mundo mudou e as nações alteraram o carácter próprio e as circunstâncias da sua acção, pouco importando a história de cada uma delas. O domínio do capital eufemizou-se com termos mansos: globalização e mercado. O totalitarismo que os envolve e a arbitrariedade a que estão associados rejeitam a alteridade e ameaçam a democracia. As regras impessoais que nos estão a impor implicam a aplicação de sanções violentíssimas a quem desobedeça. Um pouco por todo o lado assistimos a esses lances.

O desprezo pelos velhos constitui um grau suplementar da complexidade do sistema político-económico vigente - mas não ainda vitorioso. É impossível regressar ao mundo simplificado de outrora. Mas é possível enfrentar a barbaridade e favorecer a emergência do "eu" humanista. As manifestações, violentas ou pacíficas, que se verificam em vários pontos do planeta são sinais representativos da lógica de mudança - e de reacção. Sempre assim foi. As ruas dispõem de uma autoridade reivindicativa de que a História tem feito prova.



In Diário de Notícias

Sem comentários: