quinta-feira, junho 09, 2011

O que nos espera

Enquanto o vitalismo elementar de Paulo Portas começa a dar os primeiros sinais, Pedro Passos Coelho relê e revê o que ocorreu na sua vida nos últimos dias. Não sem apreensão. O parceiro com o qual quer coligar-se, um pouco a contragosto, é não só imponderável como imprevisível. E, no Governo, não é criatura de obediências e de jogos de equipa. Portas é um goleador solitário, e sabe muito bem que a ele, e só a ele, se deve o impulso ganhador que transformou o CDS, um partido que cabia num táxi, numa possibilidade política.

Para refrear os ânimos e acalmar as ambições de poder do fogoso dirigente "centrista", Passos já foi dizendo que quem manda ali é ele. Consta que reafirmou a parada e a intenção na reunião com o dr. Cavaco. O voluntarismo de Portas encontra no presidente do PSD o que poderemos considerar como o Muro de Massamá. A metáfora não é excessiva. Obstinado, calmo como um pugilista, os embates que teve, outrora, com o então primeiro-ministro laranja ou com Ferreira Leite, Santana, Alberto João Jardim, Rangel, Marcelo ou dr. Sarmento são capítulos de vitórias acumuladas.

O mesmo se poderá dizer do KO imposto a Sócrates. Não venceu a pugna no último debate televisivo, nada disso. Foi somando, infalível e tranquilo, pequenas afirmações de poder, dizendo-nos que, pelo menos, folheara os dossiers e sabia do que falava. E acontece, também, que o português médio e suave estava exausto de Sócrates, cujos ziguezagues ideológicos e éticos liquidavam não só as escassas esperanças populares como estavam a dissolver o que restava de "socialismo" no Partido Socialista. Vae victis, como ensina a ordenança latina. A partir de agora, Sócrates vai ser o bombo da festa. Estamos cá para ver. Aquela grotesca cena, protagonizada por António José Seguro, que mudou de opinião na curta viagem de um elevador de hotel, reconcentra a nossa perplexidade. É este, o candidato?

Se o estilo de Sócrates era cada vez mais auto-referente, o de Passos parece pautar-se pela leveza e discrição. Mas cuidado! A elegância formal não é, em política, a fundamentação de um carácter. Pelo contrário. A História está repleta de pequenos tiranos que se dissimularam em cortesias. "Sempre foi um determinado", esclarece o pai. "Desde rapaz que nunca deixou de ser firme, decidido e motivado pelas suas pessoais razões", diz um antigo colega.

A verdade é que, de repente, surge um primeiro-ministro que não pertence ao imaginário colectivo, que emerge das franjas de uma certa indefinição, de diferentes avatares e que acredita na política como um adjectivo. Um homem que cultiva a voz e as impostações da palavra dita, sorridentemente implacável, implacavelmente afável e cortês.

De repente. Temos de nos acautelar.



In Diário de Notícias

1 comentário:

Anónimo disse...

"Sempre foi um determinado", esclarece o pai. "Desde rapaz que nunca deixou de ser firme, decidido e motivado pelas suas pessoais razões", diz um antigo colega.

Está-se a ver, por esta poderosa argumentação basto clarividente, que se trata de um perigoso energúmeno que atingiu, pelo voto do povo enganado, o poder.

Cuidado, muito cuidado!