sexta-feira, novembro 07, 2008

Pedro Santana Lopes assume-se como candidato à Câmara de Lisboa em entrevista à Pública -PUBLICO-07.11.2008
Mesmo antes da última palavra de Ferreira Leite, Santana revela também o essencial do seu programa

Pedro Santana Lopes assumiu que é candidato à presidência da Câmara de Lisboa, nas eleições autárquicas que se realizam no próximo ano, ainda que a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, não tenha dado a última palavra sobre o assunto. Numa entrevista à Pública, que será publicada no próximo domingo, Santana Lopes garantiu que, se for eleito, como espera, para a câmara da capital, tentará cumprir dois mandatos. Não aceitará qualquer outra função. "E nunca mais quero ouvir falar de outros cargos", declarou. "Nada, mas nada" o fará abandonar a câmara. "Pode sair o primeiro-
-ministro, o Presidente da República, pode sair quem quiser".
A distrital de Lisboa do PSD já votou favoravelmente a candidatura de Santana Lopes, "quase por aclamação", segundo ele, embora Manuela Ferreira Leite ainda não o tenha designado formalmente. "Só falta uma etapa para formalizar a candidatura", disse Santana Lopes, referindo-se à palavra final da líder. Mas tornou claro que não foi ele que pediu para ser candidato. "É um trabalho fascinante. Mas não vendo a alma ao diabo por causa disso. Ao contrário do que dizem, não telefonei a ninguém, não mandei recado a ninguém, a dizer que queria ser candidato à Câmara de Lisboa ou outra qualquer".
Se for eleito, Santana Lopes diz que quer retomar os projectos que foi obrigado a interromper quando, em 2004, assumiu o cargo de primeiro-
-ministro. "Acho que Lisboa tem passado muito tempo a discutir processos, queixas, denúncias, arguidos. Lisboa tem de discutir o seu caminho, os seus projectos."
Os principais projectos a retomar serão o "do repovoamento e reabilitação, racionalizar o sistema de transportes, defender o meio ambiente e racionalizar a vida da cidade". O túnel do Marquês de Pombal, projectado durante o mandato de Santana, será completado com um sistema de túneis até ao Campo Grande. "Temos de libertar a superfície para os transportes públicos e para as pessoas. Vamos desnivelar as intersecções, no Saldanha, o que teria já sido feito se eu tivesse continuado na câmara, com as obras do metro na Duque d'Ávila. Campo Pequeno, Entrecampos e Campo Grande já estão feitos, não falta muito para termos um eixo central desnivelado".
Outro projecto de Santana é o de condicionar o acesso ao centro da cidade. Além de Bairro Alto, Santa Catarina, Bica e Castelo, será agora o Chiado a ter o trânsito restringido. Quem quiser levar o carro para esta zona terá de pagar uma taxa.
Se for presidente da câmara, Santana Lopes tenciona ainda apostar numa política de reabilitação dos bairros sociais. "Quero dar autonomia de vida a cada bairro, para as famílias terem lá o seu espaço verde, poderem levar as crianças à piscina, terem o seu templo religioso".
Quanto à recente polémica sobre a linha de contentores entre a cidade e o rio, na zona de Alcântara, a posição do presumível candidato do PSD é contra essa opção. "Acho que é absolutamente inaceitável que se tape a ligação da cidade ao rio com o movimento portuário. Há outras opções, que têm de ser articuladas com o Governo: deslocalização de parte do movimento portuário para a outra margem, para Setúbal ou até para Sines".
Mas para fazer valer estas posições, "é preciso um presidente de câmara que tenha força, que seja um grande protagonista", diz Santana Lopes. Não é o caso de António Costa, acrescenta. "É um homem inteligente, mas não é um bom autarca. Acho que não se fez ao lugar, com todo o respeito".

4 comentários:

Anónimo disse...

D. Manuela Leite vai ter de mudar a residência para fora de Lisboa, pois, como se sabe, não vota em Santana Lopes.

PS- Eu também não. E na actual vereação que nada faz idem.

Anónimo disse...

Não concordo com a onda de protestos contra a candidatura de SL à CML. Ele procurará servir os munícipes e não favorecer os interesses instalados. E as pessoas que conheço todas são da mesma opinião.

Anónimo disse...

A esta notícia do Santana de volta a Lisboa, e para memória , aqui ficam estas (sábias) palavras extraídas do Artigo de Cavaco Silva In "Expresso", de 27 de Novembro de 2004:


Mas talvez a razão mais forte do afastamento das elites resida na ideia de que, nos dias de hoje, o mercado político-partidário não é concorrencial e transparente, de que existem barreiras à entrada de novos actores, de que não são os melhores que vencem porque os aparelhos partidários instalados e os oportunistas demagógicos não olham a meios para garantir a sua sobrevivência nas esferas do poder.

A ser assim, a lei da economia, conhecida pela lei de Gresham, poderia ser transposta para a vida partidária portuguesa com o seguinte enunciado: os agentes políticos incompetentes afastam os competentes

Anónimo disse...

Ele procurará servir ou municipes diz o anonimo....

Cartazes gigantescos que custaram fortunas, a dizer já viu que arranjamos 10 cm de calçada, que pusemos aqui uma tabua num banco, sem duvida propaganda, mas beneficio para os municipes duvido.....

Existe um predio esquina da Alexandre Herculano com a Av da Liberdade , Santana assim que chegou colocou um pano, obras coercivas, nunca as fez. Há dois meses placas soltaram-se do telhado e por pouco municipes, não pagaram com a vida a incompetencia do Santana.

Mandou destruir gastando mais de 100.000 contos 3 predios prontos na Bela Flor em Campolide, porque tapavam o aqueduto, e no seu lugar fez um arremedo de miradouro, quanto custou a bricadeira , ninguem sabe.

Convidou um tal Ghery pagou-lhe 3 MILHÔES DE EUROS para andar a tirar fotografias á chuva no Parque Mayer,mais um grande acto de governação, e poupança dos dinheiros publicos.

Mandou entaipar os predios devolutos, mas uma politica de recuperação dos predios da Camara, ficou-se pela pintura de algumas fachadas da Rua de S. Bento e pouco mais.

Fez umas quantas piscinas, que por falta de dinheiro , ou de pessoal ou estão fechadas, ou trabalham a meio gaz.

E neste tudo os municipes e a cidade beneficiaram em quê, de um TUNEL INACABADO do Marquês que por incompetencia, sem estudos de impacto ambiental, sem um concurso publico a serio, transformou o Marquês numa via rapida, e fez da Av da Liberdade uma das vias mais POLUIDAS DA EUROPA.

NÂO È CERTAMENTE ISTO que os lisboetas desejam .

Santana Lopes revelou-se não só incompetente como gastador , acima de tudo, um politico com uma falta total de respeito pelos dinheiros publicos.

E porque é que nunca foram investigadas, as empresas que durante esse periodo fizeram obras para a Camara?

É nisso que Santana é bem mais esperto que Fatima Felgueiras, Isaltino Morais, Valentim Loureiro etc etc