terça-feira, novembro 04, 2008

O Peão e a Cidade

CONVITE aos leitores d'O Carmo e a Trindade:

Colóquio Internacional: The Walker and the City - O Peão e a Cidade

Dia 12 de Novembro das 9.45h às 18.00h.

Goethe-Institut Portugal
Campo dos Mártires da Pátria, 37
1169-016 Lisboa

Organizado pela ACA-M, Mestrado em Risco, Trauma e Sociedade - ISCTE, PQN-COST Action 358 e Fundação Friedrich Ebert

Inscrições: Fundação Friedrich Ebert, Tel. 213573375, Fax 213573422, mail: info@feslisbon.org

Mais informações e programa AQUI

Apresentação:

O encontro fortuito entre cidadãos anónimos é a pedra de toque da vida urbana. Os espaços exteriores de atracção de gente são o garante da interacção entre gerações, classes sociais e comunidades, e de construção da "coisa pública". Por toda a Europa, as preocupações ambientais e energéticas, associadas a novas exigências de qualidade na vivência urbana, têm contudo promovido visíveis alterações nos paradigmas ideológicos que balizam o discurso e a prática da gestão urbana.

O presente Colóquio procura reflectir, numa perspectiva comparada e a nível europeu, sobre essa categoria funcional da mobilidade urbana, tão ubíqua e estigmatizada que é o "peão". Para tal, foram convocados especialistas europeus de reconhecido mérito em áreas tão diversas como a engenharia de transportes, o urbanismo e as ciências sociais.

No contexto deste Colóquio Internacional, é também promovida uma Mesa Redonda juntando investigadores e organizações da sociedade civil portuguesa, onde se procurará fazer uma avaliação da situação da pedonalidade em Portugal.

No final do Colóquio será lançado o livro de Aymeric Bôle-Richard, Pedonalidade no Largo do Rato: Micro-poderes. Uma edição ACA-M.

Sem comentários: