quarta-feira, novembro 12, 2008


Câmara Municipal de Lisboa
Vereadores chumbam projecto arquitectónico do Largo do Rato
12.11.2008 - 19h20 PÚBLICO
Os vereadores da Câmara Municipal de Lisboa chumbaram pela segunda vez o projecto arquitectónico do Largo do Rato.

Da primeira vez foram só as autorizações finais, mas desta vez o projecto veio acompanhado com um parecer jurídico camarário, que dizia que um chumbo poderia trazer custos à Câmara de Lisboa. Mesmo assim os vereadores decidiram chumbar o projecto, sem se saber ainda quais vão ser as consequências da votação.

A 30 de Julho, a Câmara já tinha inviabilizado o projecto de grandes dimensões para o Largo do Rato, junto ao Chafariz, entre a rua Alexandre Herculano e a rua do Salitre. Na altura, o edifício desenhado pelos arquitectos Frederico Valsassina e Manuel Aires Mateus foi apelidado de "excrescência urbana" e "ditadura da arquitectura”.

Depois de uma nova apresentação da ideia já em Setembro, continuaram a vir críticas de vereadores, como Helena Roseta, que acusou o projecto de conter infracções a nível do urbanismo. Com o chumbo de hoje, não se sabe qual vai ser o futuro do edifício que seria composto por apartamentos T0 e T1 e teria um desenho abstracto, com a distribuição irregular de pedra e vidro, para melhor se relacionar com as habitações à volta.

Sem comentários: