terça-feira, outubro 07, 2008

O controlo do Professor Marcelo

Há vários organismos,pagos como nosso dinheiro, cujo trabalho se tem revelado imbecil, inútil e deletério. Está neste caso a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Segundo os senhores que ali se sentam, a RTP teria, “no curto prazo”, de “mexer” nos programas de comentário político, promovendo “uma representação mais plural de forças e sensibilidades político-partidárias”.

Vem esta lengalenga a propósito do programa As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa, o qual, segundo a ERC, seria longo de mais. Em ano de eleições, convém evidentemente controlar o comentarista. Devo dizer que nunca votei no PSD, portanto por aqui não me apanham. Acontece que aquele é o único programa que vejo. Porque me diverte, me esclarece e me mantém a par do que vai acontecendo no país e no mundo. A cereja no bolo é a possibilidade de o Professor não resistir a envenenar alguém. Uma anjinha em política, nem sempre sou capaz de o detectar, mas, nos momentos em que o faço, rio-me que nem uma perdida. Não ouço outros comentadores, pela simples razão de que me enchem de tédio. A televisão chegou a um tal grau de abjecção que deixei pura e simplesmente de olhar para ela.

Quero lembrar, mais uma vez, que a RTP tem um orçamento a vários carrinhos: os impostos que pagamos, as receitas da publicidade e uma taxa disfarçada numa daquelas contas para as quais nem olhamos. Em contrapartida, possui obrigações, entre as quais a de constituir um “serviço público”, uma coisa que ninguém sabe hoje o que é.

Estava eu, desesperada como é meu hábito, a meditar sobre a pátria, quando noto mais esta ameaça à liberdade de expressão. Pelos vistos, a ERC, dentro da qual os cérebros foram substituídos por cronómetros, decidiu que, se Marcelo tem um programa de trinta minutos, a RTP deve oferecer idêntico tempo a António Vitorino. Isto, independentemente dos méritos de cada um. Juro que se a RTP retirar um minuto que seja às escolhas de Marcelo, nunca mais pago impostos.


Maria Filomena Mónica


In Meia-Hora

1 comentário:

Carlos Medina Ribeiro disse...

«Juro que se a RTP retirar um minuto que seja às escolhas de Marcelo, nunca mais pago impostos».

??

Então pode ir tratando de cumprir a "jura", pois a RTP já começou a fazer a vontade à rapaziada da ERC...