quinta-feira, setembro 25, 2008

Lisboa: autarquia lança operação para evitar estacionamento abusivo em dias de jogo

"Parques gratuitos e mais transportes públicos são algumas das medidas
Lisboa: autarquia lança operação para evitar estacionamento abusivo em dias de jogo
25.09.2008 - 18h15 Lusa

Dias antes do “derby” entre Benfica e Sporting, que antecede outros grandes embates nos dois maiores estádios da cidade, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciou hoje um conjunto de medidas para evitar o estacionamento abusivo em dias de jogos.
No sábado, o Benfica recebe o Sporting, um jogo que promete casa cheia no Estádio da Luz, seguindo-se na semana seguinte o Sporting-Basileia (Liga dos Campeões), o Benfica-Nápoles (Taça UEFA) e o Sporting-FC Porto (Liga), uma situação considerada pela autarquia como oportuna para pôr em prática um novo modelo.
A operação, que inclui a Polícia de Segurança Pública (PSP), o Metro, a Carris, a EMEL e a Emparque, visa melhorar o tráfego e estacionamento em dias de jogo, nas áreas contíguas aos estádios da Luz e de Alvalade.
No plano prevê-se o acesso gratuito a parques de estacionamento, o reforço dos transportes públicos, a colocação de barreiras físicas ao estacionamento, a sinalização para possibilitar a autuação e a protecção das zonas envolventes.
Marques Perestrelo, vice-presidente da autarquia, explicou que haverá um reforço nas carreiras 767 e 750 da Carris, que servem as zonas dos estádios, enquanto o metropolitano funcionará na sua frequência máxima para dias de jogos.
Para prevenir o estacionamento abusivo em redor dos estádios e nas zonas residenciais adjacentes, a EMEL vai abrir gratuitamente os seus parques junto às estações de metro das Laranjeiras, Parque, Entrecampos, Cidade Universitária e Areeiro. A autarquia chegou também a acordo com a Emparque, que criou uma tarifa especial de dois euros por seis horas de estacionamento nos parques do Marquês de Pombal e Alameda.
O autarca sublinha que se cria, assim, uma “alternativa séria” aos adeptos de futebol, uma vez que estão em causa parques de grande capacidade, sempre situados junto ao metropolitano.

“Só estes lugares significam uma oferta de três mil lugares de estacionamento e se considerarmos que no jogo Benfica-FC Porto, de grande afluência, foram contados cerca de seis carros estacionados irregularmente", referiu ainda.
Mas nas zonas adjacentes serão também adoptadas medidas dissuasoras do mau estacionamento, como a colocação de pilaretes e a subida de lancis nas zonas verdes junto à Segunda Circular, explicou a subintendente da PSP Florbela Carrilho, que promete também uma maior atenção dos agentes às situações irregulares.
O novo esquema mereceu os elogios do presidente da CML, António Costa, que enalteceu a operação e a melhoria na oferta de transportes e acessibilidade aos parques de estacionamento, prometendo que ele próprio irá de transportes ao jogo de sábado.
“Temos boas condições para esta operação e este é o momento certo, quando vamos ter ao longo desta próxima semana quatro grandes jogos na cidade de Lisboa”, sublinhou António Costa."

2 comentários:

Anónimo disse...

Porque é que estas medidas só se vão aplicar nos dias de jogos grandes? Porque é que a polícia ainda vai autuando quem estaciona em cima dos passeios, mas deixa em paz os que estacionam em cima dos relvados? Porque é que os moradores das Torres do Benfica (os que vão ter o mamarracho da Cofina encostado à janela), se quisessem entrar na garagem, nos dias de jogo na Luz, tinham que pagar gratificados à polícia? Desistiram porque não servia de nada...

Anónimo disse...

Gosto deste folclore.

Agora até há autocarros da Carris gratuitos para quem se vai divertir à noite.

(Eu sei que é em parte para evitar condução sob o efeito do álcool, mas ninguém me paga os transportes quando vou para o trabalho e dele regresso).