quinta-feira, julho 31, 2008




"Quiosques rendem 10 mil euros à Câmara de Lisboa-JN

António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, e José Sá Fernandes, vereador dos Espaços Verdes, inauguraram esta quarta-feira duas cafetarias no miradouro e jardim de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, que vão render mais de 10 mil euros mensais.

A concessão dos novos espaços foi entregue ao empresário Manuel Fernandes, que explora os restaurantes Madeirense, por um período de cinco anos (três mais dois), que confessou ter ficado encantado com a "vista fabulosa" que o miradouro oferece.

Pasteis de nata, queijadas e outros doces tradicionais portugueses são os bolos escolhidos pelo empresário para cativar lisboetas e turistas. A acompanhar os bolos, estarão os cafés, refrigerantes e as tostas no "Português Café", nome escolhido para os quiosques.

Manuel Fernandes mostrou-se confiante no negócio, apesar da renda elevada que terá que pagar à Câmara. Acredita que, mesmo no Inverno, os clientes não vão faltar. O JN apurou que serão instalados toldos para servir de resguardo do frio e da chuva. E mais pormenores não avançou. "O segredo é a alma do negócio", disse.

As cafetarias vão funcionar entre as 10 e as 23 horas, mas quintas, sextas e sábados, o horário será prolongado até às duas horas da madrugada.

Os quiosques agora inaugurados já ostentam o aspecto que a autarquia pretende ver multiplicado pelo resto da cidade. Segundo o vereador José Sá Fernandes, o objectivo da Câmara é uniformizar este tipo de espaços. O responsável adiantou que foram estipulados apenas três tamanhos diferentes, entre o grande, médio e pequeno.

Os quiosques do miradouro e jardim de São Pedro de Alcântara estão abertos desde ontem, mas ainda a meio gás. "Falta acabar alguns pormenores, que se prendem com as arrumações, daqueles que o cliente não nota", referiu Manuel Fernandes, o empresário que faz agora a sua incursão num negócio "de rua" em 30 anos de experiência na restauração.

A abertura das cafetarias chegou a ser anunciada para Março, aquando da inauguração das obras de requalificação do miradouro e jardim, no início de Fevereiro. Atrasos no processo de hasta pública obrigaram a um adiamento. Na hasta pública, participaram 14 concorrentes. A adjudicação foi feita à proposta mais elevada, no valor de 10675 euros. "

Fotografias : CML

1 comentário:

Anónimo disse...

Espero que exista igualmente sanitários.