quinta-feira, março 27, 2008

Desporto amador em Lisboa: o caso da patinagem


No site da Câmara Municipal de Lisboa há pavilhões gimnodesportivos onde se pode praticar desporto. Dever-se-ia fomentar as modalidades amadoras, que nos últimos anos eclodiram na cidade. Mas não. Continua a investir-se no futebol e no futsal. Lisboa só tem um clube de patinagem - o Clube de Patinagem Lisbonense - que tem uma actividade muito meritória. Criou o clube, fomenta a actividade, gere o com muita dedicação e competência. Há em Cascais e em Oeiras muitos clubes, que permitem aos atletas treinar nos pavilhões municipais com as dimensões e condições adequadas. Nestes dois municípios, os departamentos de desporto estimulam esta modalidade.
Mas em Lisboa, o que devia ser uma história feliz, não o é. O CPL bem tenta arranjar um espaço para as 50 atletas treinarem. Até agora treinaram num pavilhão alugado de um antigo liceu três vezes por semana, mas que não tem vestiários, W.C., o espaço não tem as dimensões adequadas e o piso apropriado para a prática da patinagem. Além de que tem os vidros partidos. Os pais que assistem sentam-se nas escadas, em bancos duros e levam mantas por causa do frio. As atletas do CPL treinam num velho pavilhão e não tendo as dimensões adequadas, quando entram em competições estão sempre em desvantagem porque as atletas dos outros clubes fazem os seus treinos em espaços adequados.
O CPL insiste com a CML para lhe arranjar espaço e para que as nossas atletas tenham condições. Mas de novo é o labirinto... Actualmente, e passadas muitas diligências, a CM já cedeu segunda feira e sábado. Mas continua ainda o trabalho do CPL para arranjar um outro dia e hora disponível nos pavilhões municipais para as atletas treinarem.
É isto que queremos que seja o desporto em Lisboa? Bem diferente dos casos dos clubes Cascais e Oeiras, nos quais os municípios apoiam esta modalidade, e os clubes podem organizam treinos e festivais de patinagem.
As atletas de Lisboa, esta semana não treinam. Já não têm o velho pavilhão SEM condições E que faz a CML? Não sei. A minha atleta, sei o que faz: fica muito triste e pergunta "porque é que a CM não nos apoia e anda sempre a apoiar o futebol?" . O CPL continua, felizmente com energia a tentar encontrar uma solução.
(TEXTO ENVIADO POR LEITORA DO C&T)
(Isabel G)

Sem comentários: