segunda-feira, janeiro 14, 2008

Nápoles? Não; Roma e Berna (avenidas de)

14 Jan08

Ao contrário do que possa pensar-se, estas fotos não têm em vista apontar qualquer eventual incúria dos serviços de limpeza da CML. Nada disso! Com grande profissionalismo, e por vezes mais do que uma vez por dia, o pessoal respectivo faz o que pode. O pior... Bem, o pior é a incivilidade militante e a absoluta ausência de amor pela cidade que caracteriza uma população para quem ela pouco ou nada diz.

*

Ainda hoje protagonizei uma cena desagradável:

Uma senhorita, com o carro estacionado numa finíssima zona das "avenidas novas", entretinha-se a atirar, pela janela, folhas de papel A4 para o passeio - depois de devidamente amarfanhadas.

Passei por ela e limitei-me a olhar para o que se estava a passar, deitando-lhe um olhar de censura. Fechou o vidro do carro e arrancou, olhando para mim, de sobrolho franzido e em ar de desafio, grunhindo qualquer coisa como «O que é que foi?!».

*

Eu, dantes, saía de Lisboa para "arejar". Hoje, quando o faço, o verbo associado é "fugir".

3 comentários:

Anónimo disse...

Aquilo não é Nápoles?

Se não é, palpita-me que por ali também há uma mafia por trás da coisa...

Anónimo disse...

"Isto" que se traduziria num acto básico de pôr o lixo no lixo (i.e. no local adequado) parece ser ainda MUITO COMPLICADO OU DIFÍCIL para muitos portugueses.

Pegunto-me diariamente (em Alfragide também há disto, claro) PORQUÊ ?

Não sabem ? não querem ? não sabem ? não estão para isso ?
E quem assim procede considerar-se-á cidadão civilizado e com direito a reclamar de tudo e por tudo ?

Será assim tão difícil alguém das Câmaras (todas) ouvir/passar cartão aos funcionários da limpeza e recolha de lixo para identificar os locais onde estas situações são mais frequentes e organizar nesses locais acções das polícias ?

Multar, sim. What else?

Carlos Medina Ribeiro disse...

O próprio António Costa fugiu de Lisboa e mora, já há algum tempo, na zona de Sintra.

Faz muito bem. Por lá, existem bons lugares onde as pessoas têm amor às terras: Gouveia, Azenhas do Mar, a Vila (velha) de Sintra, S. Pedro...

E há, felizmente, muitas outras assim, por esse país fora, como Óbidos Castelo de Vide, Tavira, etc. etc.

Lisboa paga o preço de ser uma grande cidade, cheia de gente que entra e sai e sem qualquer ligação a ela (nem por nascimento nem por residência).
Deve ser assim um pouco por todo o mundo, exigindo uma atenção redobrada dos autarcas - coisa que, em Lisboa, há muito tempo que não sucede.