terça-feira, dezembro 18, 2007

Nem tanto ao mar nem tanto à terra

Ainda a propósito da ASAE, só para apontar um exemplo onde o ridículo mata:

O irmão mais novo do aclamado cozinheiro «molecular» Ferran Adrià, de seu nome Albert, abriu uma sucursal dos seus já famosos e nada «químico-físicos» chocolates, perdão, Cacaos Sampaka, em pleno Centro Comercial das Amoreiras (que nada já tem a ver com o local deprimente de até há poucos anos, aliás).

O curioso é que ali, ao contrário do que é estupidamente exigido às chocolatarias de Lisboa (e contam-se pelos dedos de uma mão...), os bombons e chocolates estão ao ar, colocados sobre bandejas, em prateleiras, sem refrigeração especial, i.e., incumprindo a lei europeia (?), tão escrupulosamente aplicada pelos nossos solícitos agentes aos chocolateiros e pasteleiros nacionais.

Mais curioso é, ainda, ver-se que na capital do bombom, Bruxelas, na casa-mãe do melhor chocolateiro do mundo, a coisa se passa da mesma maneira que no C.C.Amoreiras.

Afinal como é? Afinal, as autoridades, quando querem, conseguem separar o trigo do joio?!...


PS-O mesmo se aplica, por exemplo, às padarias nacionais (às quais se exigiu prateleiras de alumínio, envidraçadas, etc.) vs. as francesas, ou às tascas nacionais (veja-se o caso da Ginginha do Rossio - sou insuspeito pois sempre preferi a do «Eduardino», nas Portas de Santo Antão...- ou da Estrelinha da Sé, que está prestes a ter que montar balcão de alumínio, ao mesmo tempo que as bandejas de inox são perseguidas!!!) vs. as espanholas.

Sem comentários: