domingo, dezembro 23, 2007

23.12.2007, António Barreto Retrato da semana -PUBLICO

"A impunidade, a irresponsabilidade e o branqueamento parecem indispensáveis às obras e aos concursos públicos

(...) Depois das glórias internacionais, chegou a vez das nacionais. Antes mesmo de acabar a presidência portuguesa, foram inauguradas as estações de metropolitano do Terreiro do Paço e de Santa Apolónia. Foi momento alto para a obra pública e para a vida do Governo. A luzidia comitiva fez o que tinha a fazer, accionou os sistemas, inaugurou e cumprimentou. Sócrates fez discurso. O melhoramento dos transportes que se anuncia é indiscutível. O conforto para os que fazem a trasfega todos os dias aumentou muito. Há décadas que estas obras deveriam estar feitas. A principal estação de caminho-de-ferro da capital não tinha metro, caso certamente único em metade do mundo, e a outra metade não tem metro! O mais importante ponto de passagem, durante décadas, entre as duas margens do Tejo não tinha ligação directa entre barcos, comboios, autocarros e metropolitano! Toda esta obra é discutível, pelo sítio, pela dimensão e pela solução adoptada. Com certeza. Mas os benefícios parecem, para já, inquestionáveis.
Só que... A obra demorou dez anos a mais. E custou muitos milhões de euros a mais, pelo menos 140. A câmara e o Estado foram relapsos, as empresas construtoras não previram os graves acidentes ocorridos, nunca foram apuradas as responsabilidades pelos atrasos, pela imprevidência, pelos prejuízos e pelos custos exagerados. As inspecções não funcionaram, a fiscalização também não. Muito menos a justiça. A impunidade, a irresponsabilidade e o branqueamento parecem indispensáveis às obras e aos concursos públicos. Esta é apenas a última de uma longa e permanente série de obras públicas sem controlo nem planeamento. E, ao que parece, sem honestidade e rigor. "(...)
(Isabel G.)

5 comentários:

Anónimo disse...

O país tem todas as condições sociais e políticas para se transformar (senão o é já) numa das várias e coloridas ditaduras africanas ou de outro continente qualquer.

Anónimo disse...

Feliz Natal. Octávio Lima

Carlos Medina Ribeiro disse...

Esta crónica (tal como as outras que António Barreto publica aos domingos no PÚBLICO - e não só), pode ser lida na íntegra e comentada no blogue do autor, [aqui].

Anónimo disse...

Eu sei Caro Medina Ribeiro
E a propósito, a crónica da Helena Matos de hoje fala no sorumbático e nas fantásticas que tem para oferecer há séculos :)
Festas Felizes
Isabel
http://carmoeatrindade.blogspot.com/

Carlos Medina Ribeiro disse...

Só refiro que o A. B. publica no SORUMBÁTICO porque, sendo o blogue dele, é lá que ele vai ver os comentários dos leitores (a quem, com frequência, responde).

Além disso, clicando nas iniciais "AMB" (existentes em rodapé), acede-se às crónicas anteriores, algumas das quais não foram publicadas na imprensa.
--
Bom Natal e Bom Ano também para todos!