terça-feira, outubro 30, 2007

Um "número" de António Costa

Na semana que passou, “fonte da presidência” da Câmara Municipal de Lisboa anunciou que foram autuados 5.024 veículos, 1534 foram bloqueados e 277 rebocados.

Esta foi a informação fornecida pela “fonte da presidência” à comunicação social em jeito de balanço do primeiro mês da operação de “tolerância zero” ao estacionamento ilegal em Lisboa.

Esta foi a notícia de vários órgãos de comunicação social. Assim mesmo. Sem questões, sem interpretações, sem dúvidas!

Ficámos assim a saber, de “fonte da presidência”, através da comunicação social, que foram autuados 5.024 veículos, 1534 foram bloqueados e 277 rebocados.

Mas não sabemos o que estes números significam. E isso é que seria relevante. Há alguma estimativa sobre quantos veículos por mês cometem infracções de estacionamento em Lisboa? E que valores foram os verificados no mês anterior? E no ano anterior? Essas eram as questões que deveriam ter sido respondidas (talvez não tenham sequer sido colocadas) pela “fonte da presidência”. Com estes dados poderíamos avaliar o trabalho desenvolvido. Sem eles são apenas números sem significado.

A notícia, dada como foi pela comunicação social, não informa coisa nenhuma. A “fonte da presidência” foi bem sucedida. Disse o que quis. Divulgou o número redondo “5.000” que enche o olho mas que não significa nada. O que ficou foi o “número” e era isso que importava…


António Prôa

7 comentários:

Anónimo disse...

http://carmoeatrindade.blogspot.com/2007/10/multas-cinco-mil-carros-em-segunda-fila.html

Anónimo disse...

E para quem diariamente passa em locais onde veículos mal estacionados estorvam essas estatísticas nem para rir servem.

Anónimo disse...

(ficou a faltar uma vírgula após «estorvam).

Carlos Medina Ribeiro disse...

Os números podem ser vistos de várias formas:

1-São uma melhoria em relação a outros, anteriores? Se sim, óptimo, continuem!

2-Havendo cerca de 500.000 carros na cidade, e mesmo que apenas 5% estejam em estacionamento selvagem... estamos a falar de 25.000, que deviam ser reprimidos com uma probabilidade superior a - digamos - 50%.
Como se sabe, a disuasão é feita pelo "produto multa x probabilidade da sua aplicação", mas o 2.º factor é muito mais importante em termos psicológicos.

3-Que percentagem dessas multas é EFECTIVAMENTE PAGA?

Anónimo disse...

Estas acções de propaganda da câmara soam muito às sessões montadas pelo Sócrates.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Vejamos:

Se em vez de 5000/mês fossem 5000/dia, podia ser aceitável, pois isso já correspondia a uma "probabilidade de impunidade" relativamente baixa.

De qualquer forma, o que importa é saber qual a tendência:

Estabiliza assim? - Mau!

Trata-se de um pretenso brilharete? - Péssimo!

É um primeiro passo e a fiscalização vai se muitiplicada por 10 ou 20? - Óptimo, vamos nessa! Mas pago para ver...

Anónimo disse...

Já serviu oara o António Costa ficar com a fama. Só que Lisboa continua sem o proveito. As segundas filas continuam. Os carros nos passeios são cada vez mais e os parquímetros ninguém respeita até pq em muitas zonas já nem funcionam.