quinta-feira, setembro 13, 2007

Que a derrota na Física não sirva para esquecer o laicismo do novo "Tratado"

Caros todos,

Esta situação de recusa por parte do UK e IR em relação à uniformização das medidas métricas, com a consequente desistência da pretenção da UE (ver link abaixo), representa implicitamente um claro retrocesso em relação ao espírito do "Tratado Renovador" que nos vai em breve ser imposto, sendo aliás em tudo semelhante à tentativa infrutífera feita (diplomaticamente junto do Vaticano) pela UE há alguns anos atrás quanto à tentativa de passagem do feriado da Sexta Feira Santa para os Domingos. Temo que, com este exemplo de clara desistência em relação à Física, a União venha também agora a desistir em relação ao reforço do espírito europeu laico - o que seria grave.

É que a UE deveria, em nosso entender, tentar também acabar com os feriados de inspiração cristã - pelo menos - o da Sexta Feira Santa e de Natal (o Domingo de Páscoa não interessa, porque, sendo sempre ao Domingo, nunca haverá quebras no santíssimo aumento da produtividade).

Em alternativa a esta proposta, - e para o caso de a UE não desistir também da eliminação de todos os feriados cristãos em nome do princípio da igualdade de tratamento de todas as religiões, - como existem 15 milhões de muçulmanos na UE, então devemos todos exigir à UE que passem também a ser feriados todos os Sábados e Sextas, de forma a contemplar em total pé de igualdade com os cristãos, os referidos muçulmanos e também a comunidade judaica.

Aliás, dentro desta alternativa, penso que durante o Ramadão deveria ser concedida a todos os "cidadões" e "cidadoas" europeias, uma semana adicional de férias, isto é, sem prejuizo dos tempos de férias tradicionais. O que é que acham desta proposta? Será que ainda estamos a tempo?

Luís Coimbra

1 comentário:

Bic Laranja disse...

Subscrevo.
Cumpts.