segunda-feira, maio 21, 2007

A voz pela escrita dos cidadãos

Uns chamam-lhe O correio de Portugal (Correio da Manhã), outros, Tribuna do Cidadão. As autoridades bem que podem estar atentas as estas observações, reclamações, avisos, denúncias, o que seja, pois nestes espaços há um pouco de tudo. Fala-se muito de envolvimento, participação cívica, etc, etc. Ah, Como gosto de os ouvir, os reinvidicadores de sofá e os fazedores de discursos, geralmente cheios de coisas tão lindas como inócuas!
Mas é sobre o correio dos leitores que quero falar. Desconheço a eficácia das respostas, mas pelo menos ninguém poderá dizer que "não sabia" e eu fico satisfeita por saber que alguns dos meus concidadãos se preocupam com a sua rua, aldeia, cidade ou estradas. Dado o desinteresse da juventude pela interevenção cívica e pela política, serão estes os últimos moicanos?
Recordam-se de um post que escrevi sobre a falta de sinalética nos Olivais? Pois parece que não estou sozinha:" Há anos que os moradores nas proximidades do cemitério dos Olivais reclamam a colocação de sinalização..." Neste caso até teve direito a resposta de um responsável da Junta de Freguesia :"Infelizmente, a freguesia de Santa Maria dos Olivais nunca teve sinaléctica....(continua)". Um caso para ir acompanhado, se entretanto não nos perdermos pelo caminho.
Na Tribuna do Cidadão do jornal Público também há muitas vozes identificadas, para muitos problemas. Vejamos alguns:
LOCAL LISBOA-21.05.2007 -"As Bahamas em Algés" Foi um Forte (...) em Algés, depois casa apalaçada de gente fidalga de finais do século XIX, depois casino (...), e depois sede de instituições e da Junta de Freguesia. (...) .Porém, pelos finais do ano passado arrancaram umas grandes obras que dentro de 24 meses irão fazer aparecer uma volumetria de 17.189,73 m3, conforme indica uma tabuleta que informa entre outras coisas que o alvará é de Abril de 2006. (...)A propaganda é tão aliciante que senti que as Bahamas tinham chegado a Algés e que não será necessário o incómodo de uma viagem.(...)
Falta de civismo - Recentemente acompanhei um familiar ao Hospital dos Capuchos em Lisboa. Fiquei deveras surpreendido com a quantidade de viaturas em trânsito e estacionadas, muitas delas em cima dos passeios, incomodando a circulação de doentes, muitos deles idosos e com problemas de locomoção. O trânsito era tanto que parecia a avenida da Liberdade em hora de ponta.Também reparei que alguns funcionários não só fumam como o fazem dentro das instalações, o que pela lei é proibido e contraria todo o bom senso.(...) Mas, enfim, estamos em Portugal e não se pode exigir muito...
Quem arranja? - Aqui há dias, uns meninos mal intencionados, pela calada da noite, destruíram por puro gozo a escada de madeira de acesso à Praia dos Olhos d"Água (Bandeira Azul). Alertada a Junta da Freguesia, esta diz não ser de sua responsabilidade, mas sim do Ambiente (?), que já está alertado.Parece mentira que um assunto desta tão pequena dimensão precise de subir tantos escalões e que não haja ninguém com clarividência para mandar reparar aquela miséria (...). Não evoluímos mesmo nada, continuamos medíocres.Tantos simplexes para nada. As cabeças mandantes não prestam. Não se deseja mal a ninguém, mas se qualquer um se magoar naquelas escadas..(...).
.
Se isto não é cidadania, o que é cidadania?
(Maria Isabel G)

Sem comentários: