segunda-feira, maio 14, 2007

Meia laranja, ...

... perdão, meia campanha!!

Eleições intercalares em Lisboa só vão ter "meia" campanha

Data das eleições prestes a ser marcada pela governadora civil
Eleições intercalares em Lisboa só vão ter "meia" campanha


As eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa só vão ter direito a "meia" campanha eleitoral. As leis obrigam, no caso de intercalares, à redução de todos os prazos, pelo que o período oficial de campanha em vez de doze dias deverá ter apenas oito.

O facto de as eleições serem apenas para o executivo municipal impõe ainda um outro constrangimento às formações que concorrerem: não haverá financiamento público da campanha. Ele só é permitido quando as formações concorrem simultaneamente à câmara municipal e à assembleia municipal.

Hoje a governadora civil recebe representações dos partidos com assento no executivo municipal (PSD, PS, CDU, BE e CDS-PP). As eleições serão marcadas algures entre final de Junho e princípio de Julho.

PS e PSD em estado de tabu

O PS e o PSD continuam, entretanto, em estado de tabu. Nem um nem outro partido anunciam os respectivos candidatos. Fernando Seara e António Costa são as duas hipóteses mais prováveis, pelo PSD e pelo PS, respectivamente.

Segundo noticiou a Lusa citando fonte não identificada do PSD, Fernando Seara, presidente da Câmara de Sintra, foi o nome que melhores resultados obteve numa sondagem que o PSD mandou fazer.

Contudo, de acordo com a mesma fonte, estes estudos de opinião foram realizados quando o nome do ministro António Costa não tinha ainda surgido como possível candidato do PS às eleições intercalares para a autarquia da capital.

Da parte do PSD, o dossier das eleições para a Câmara de Lisboa deverá ficar fechado nos próximos dias e o partido anunciará o nome do candidato a meio da semana, provavelmente quarta-feira. "Dentro em breve, muito em breve, apresentaremos publicamente um candidato forte, credível e para vencer", afirmou anteontem em Barcelos, no encerramento das jornadas parlamentares do PSD, o presidente do partido, Luís Marques Mendes.

Se Fernando Seara avançar pelo PSD para Lisboa, isso implicará a ascensão a presidente da Câmara de Sintra do actual vice-presidente, Marco Caldeira de Almeida.

Fontes sociais-democratas garantem que Marco Caldeira de Almeida é afecto no partido à facção de Luís Filipe Menezes, candidato assumido à disputa da liderança do partido com Marques Mendes nas próximas eleições internas.

- DN

Sem comentários: