quarta-feira, abril 04, 2007

Notícias da Câmara

Autarca socialista que aceitou cargo na EPUL gera ondas de críticas mesmo por parte do PS
Autarca quer continuar na Junta dos Olivais
Jornal Publico - 04.04.2007, Ana Henriques
Obrigado a demitir-se de dirigente da concelhia de Lisboa do PS por ter aceite o cargo de administrador da EPUL, Rosa do Egipto diz ter pedido um parecer à CCRLVT sobre se pode ou não continuar à frente da Junta de Freguesia dos Olivais, como deseja.(...) . O dirigente do PS de Lisboa e vereador Dias Baptista disse mesmo que, ao aceitar gerir a EPUL, o autarca socialista Rosa do Egipto, que é presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, "optou pela estabilidade profissional"."Está no seu legítimo direito. Mas evidentemente que não é uma situação de que estivéssemos à espera, nem que desejássemos", acrescenta Dias Baptista, negando acordo nesta matéria entre o PS e os sociais-democratas que governam a CML, e que convidaram Rosa do Egipto. (...)
Para estes e outros autarcas da oposição [Gaioso Ribeiro e Isabel Seabra], a nomeação de Rosa do Egipto e de Gama Prazeres padece de ilegalidades, quer porque não se baseiam em critérios transparentes de recrutamento, no que diz respeito à sua qualificação e experiência, quer porque não foram submetidos aos votos.Os comunistas falam em violação da lei pelo facto de continuar a acumular a nova função com a de presidente da junta e, por inerência, de deputado. O dirigente Carlos Chaparro refere-se à situação como sendo de "completa imoralidade" e espera que o caso não venha a revelar-se "ainda mais grave do que o negócio de "tachos" que é"."Tudo indica que o PS se lança num lamentável caminho de promiscuidade política com o PSD", critica o BE, enquanto o PP considera "profundamente incorrecto" o segredo que o PSD fez em torno do assunto até hoje. (...)
"EPUL: administrador pergunta se é «incompatível»"no Portugal Diário
"Garantindo que, se houver incompatibilidade, terá de optar «pela presidência da junta de freguesia dos Olivais», o autarca socialista admitiu que, «enquanto não houver jurisprudência» manter-se-á no cargo. Em relação ao cargo de deputado municipal, que exerce por inerência das funções de presidência da junta de freguesia, Rosa do Egipto vai passar a fazer-se substituir nas reuniões da assembleia municipal de Lisboa. (...)
Foi um espírito de missão que me levou a aceitar [o cargo de administrador]. As pessoas que me acompanham também estão imbuídas deste espírito de missão», afirmou. (...)"
"Administrador da EPUL acumula vários cargos" -Artigo DN

Sem comentários: