quinta-feira, abril 12, 2007

«Atenção, devido ao vento, é favor fechar a porta»

Podia ler-se numa folha A4 colada no vidro da porta do prédio. Curioso, sempre pensei que se pedisse para fechar a porta por causa da publicidade, por causa dos abusos, por causa dos ladrões. Curioso, também, como há quem teime em protejer-se de uma lufada de ar fresco.

4 comentários:

Anónimo disse...

Quem sabe se quem escreveu «vento» queria dizer «abusos», «ladrões», etc...

Pode ter sido alguém subtil.

Anónimo disse...

deve ser, a pensar no «...e tudo o vento levou»!

acerca de 'contaminações', q para muitos será uma 'ventania', eis, os sinais da 'tempestade'que se aproxima: «Nuno Portas e Gonçalo Byrne são dois dos arquitectos que vão apresentar propostas para os terrenos da Portela de Sacavém, numa exposição que integra a Trienal Internacional de Arquitectura de Lisboa.

Se o novo aeroporto for construído na Ota, os terrenos do actual aeroporto de Lisboa vão transformar-se no maior vazio urbano da capital neste início de século. É desta ideia que parte a exposição Paisagem comissariada por Cláudia Taborda e Catarina Raposo.

A exposição estrutura-se em três momentos: Portela 2007 (projecto artístico de Paulo Catrica, com imagens da actualidade); Portela 2050 (apresentação de diversos modelos que projectam «um espaço de paisagem como infra-estrutura» daquele vazio urbano; e uma instalação-vídeo com reflexões sobre a ideia de vazio.

As propostas apresentadas para o local são da autoria de Nuno Portas com a NPK – Arquitectos Paisagistas Associados; de Gonçalo Byrne e Manuel Fernandes de Sá; do arquitecto paisagista James Corner/atelier FO (field Operation); do atelier Embaixada (associação de sete arquitectos); do paisagista João Gomes da Silva em associação com João Luís Carrilho da Graça; e do atelier PROAP (grupo de arquitectura, de arquitectura paisagista, design e artes plásticas).

A exposição Paisagem é uma das cinco que vão poder ser vistas no pólo 1 da Trienal (Pavilhão de Portugal).

http://www.oasrs.org/conteudo/agenda/noticias-trienal-detalhe.asp?noticia=39

AB

Paulo Ferrero disse...

Ui, ui, vão ser sete cães a um osso. Urbanistas, engenheiros e empreiteiros, aí vão eles. Julgo que este país se deveria chamar Portugall, Real State, Building & Demolition, Inc.

Anónimo disse...

(...) diria mesmo, uma visão apocalíptica de tempestades e matilhas enfurecidas, em passo estugado, a correr atrás das canelas mais 'visíveis' ;)

AB