quinta-feira, fevereiro 22, 2007

"Já fui multada outras vezes pela EMEL e nunca dei importância, mas desta vez é mesmo para levar a sério"



DN-Kátia Catulo-"Fiscais da EMEL 'apanham' automobilistas desprevenidos" :

De cada vez que uma equipa de fiscais da EMEL - Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa - parou ontem a carrinha, o efeito foi sempre o mesmo. Houve quem deixasse o café a arrefecer e quem saísse do escritório ou de casa. Todos a correr, de chaves na mão, a tentar escapar a uma coima aplicada por um dos 50 agentes credenciados pela Direcção-Geral de Viação que, desde segunda-feira, têm competência para autuar e rebocar veículos estacionados em segunda fila, nos passeios e nas passadeiras.

As dez equipas da EMEL estão espalhadas pela Avenida 5 de Outubro e artérias transversais, mas o seu campo de acção alargar-se-á a partir da próxima semana. "As avenidas da República, Defensores de Chaves e o eixo entre o Terreiro de Paço e o Campo Grande, passando pelo Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade e Saldanha serão os próximos alvos", advertiu Caetano Gomes, administrador da EMEL.

Os fiscais estarão a trabalhar das 08.00 às 20.00 todos os dias da semana e, na fase inicial, contarão ainda com a parceria da Polícia Municipal de Lisboa: "A fiscalização termina à noite, altura em que os nossos funcionários irão rebocar os automóveis dos condutores que não solicitarem o desbloqueio".

Atraso fatal

Quando Alexandra Melo regressou da agência bancária já era tarde. Ainda deu uma corrida na esperança de não ser autuada, mas o esforço foi em vão: o seu carro acabou por ser bloqueado na Avenida 5 de Outubro. "Já fui multada outras vezes pela EMEL e nunca dei importância, mas desta vez é mesmo para levar a sério", desabafou a moradora do Bairro de Santos, justificando não ter pago o parquímetro por pensar que iria demorar "menos de cinco minutos".

Atrasou-se um pouco mais e foi o suficiente para ser uma das vítimas dos agentes da empresa municipal. Nem sequer foi por desconhecimento que Alexandra Melo decidiu ignorar a lei: "Desde o início da semana que estou a par dos novos poderes da EMEL e até sabia que esta zona estava sob vigilância apertada".

Só nunca pensou que seria apanhada a prevaricar: "A partir de agora vou estar mais atenta porque são 60 euros que saíram do meu bolso". A expectativa dela é que os fiscais cheguem também à sua área de residência, no Bairro de Santos, na freguesia de Nossa Senhora de Fátima. "Ali é que eles deviam estar porque há transgressões em abundância, principalmente durante o dia", denuncia Alexandra, esclarecendo que um dos grandes males do seu bairro são os carros em segunda fila.

Escapar por um triz
(...)
O dia acabou mal para o proprietário do Rover estacionado sobre a passadeira da Rua de Entrecampos. Quando der pela falta do seu carro, já ele estará no parque de Sete Rios. Arrisca-se a uma coima entre 30 e 150 euros por dificultar a circulação numa passagem de peões. "Podia ser mais grave se estivesse a impedir a passadeira, pois o valor poderia subir até aos 300 euros", explicou Manuel Cardoso, chefe de serviço de fiscalização da EMEL.

E as más notícias não ficam por aqui: se a Direcção-Geral de Viação entender o automobilista pode ficar inibido de conduzir entre um e 12 meses. São as novas regras da EMEL para todos os condutores da capital.
.
.
NA BLOGOESFERA:
Duarte Calvão no Corta-Fitas: Polícias sobrepostos
.
(Maria Isabel Goulão)

6 comentários:

Bekx (JGG) disse...

Já era tempo de se acabar com a palhaçada da PSP que fecha os olhos a tudo. Vamos ver se daqui a uns tempos não volta tudo ao mesmo.

Anónimo disse...

hehe.....! já deviam ter feito isto há 20 anos...

"E as más notícias não ficam por aqui:.." ....sorry MissPearls, mas isto é "good news" para a nossa cidade...;-))

JA

Anónimo disse...

"MissPearls, mas isto é "good news" para a nossa cidade...;-))"

VERY good news indeed :)

"Vamos ver se daqui a uns tempos não volta tudo ao mesmo. "
Bekx,
Espero bem que não.
Tem que ser agora. Já chega.

Só em Lisboa é que se vê esta desgraça. Gostava de os ver em Londres ou noutra cidade a pôr os carros em cima dos passeios ou na 2ª fila!Ai se gostava!!!
Tantas coisas para tratar na cidade e andamos há anos nisto.
É o Portugal moderno :)

Anónimo disse...

Acertou na tecla MissPearls..... a energia que se gasta (desperdiça), com as coisas mais óbvias do mundo........

JA

André Bernardes disse...

brrr...com tanta adoração basbaque pelo estrangeiro, estão a dar cabo do que nós por cá temos de melhor...enfim, lá se vai mais essa excentricidade que se chama de 'nacional porreirismo', ou capacidade de solidariedade dos nossos agentes de autoridade!

Anónimo disse...

Obrigado pelo link.
Já agora cá fica outro post publicado depois deste com mais um exemplo da demissão por parte da Polícia Municipal das suas obrigações na resolução deste grave problema.