sábado, fevereiro 17, 2007

Em Lisboa, ninguém diz «sim» ao Professor

O actual Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, teve a sua semana infernal nestes dias. Por entre várias traições e muitas «negas», lá houve um «desarrincanço» de esperteza que foi esta coisa de o vice-presidente da CML, Fontão de Carvalho, se auto-suspender por três meses.

Vamos a factos.

1.

Fontão era arguido há que tempos e não o disse a ninguém. Viria a dizer que ninguém lho tinha perguntado. Mas até custa a acreditar que nem a Carmona o tenha dito. No entanto, essa versão chegou a correr em primeiro plano na quinta-feira, após a notícia do «Expresso» on line, eram seis e tal da tarde.

2.

Nesse dia à noite Fontão virá dizer à comunicação social (eram 23 horas) que o processo era pouco importante e por isso não suspenderia o mandato. Mais tarde, ao princípio da tarde de sexta, Carmona dirá que essa decisão de manter Fontão tinha todo o apoio da Direcção Nacional do PSD.

3.

Mas decorria já a essa hora uma reunião do PSD nacional com Paula Teixeira da Cruz, na São Caetano. Andava todo o PSD a gritar de Norte a Sul que Fontão era arguido, ponto final: suspensão, não há filhos e enteados. Chamam Carmona. Entra mudo. Sai «cabisbaixo» (foi-me contado assim mesmo ao telefone por um jornalista presente no local, de atalaia). Saberemos mais tarde que Carmona acabava de ser traído por aqueles que, 24 horas antes, o tinham apoiado a manter Fontão e que vai dar o dito por não dito ao seu ainda vice.

4.

Depois de Fontão suspender o mandato perante as televisões, Paula Teixeira da Cruz elogiou-o nos mesmos écrans, a ele e a Carmona: em nome dos princípios, disse ela. A essa hora, já era vice-presidente Marina Ferreira, a sua favorita que a defendera com unhas e dentes na altura do conflito com Nogueira Pinto (a qual nunca aceitaria voltar a trabalhar com esta equipa, como pode ler adiante).

5.

Maria José Nogueira Pinto, acabo se saber por São José Almeida («Público»), foi de novo convidada já esta semana para retomar a coligação com o PSD na CML. Mas ela deu-lhe um rotundo «NÃO» como resposta.

Conclusão: tal como acontecia com coronel de Gabriel Garcia Marquez, a quem ninguém escrevia, em Lisboa também ninguém diz «sim» ao Professor.


.

Sem comentários: