domingo, fevereiro 25, 2007

EM 2003 "Abaixo-Assinado por uma Fiscalização Eficaz em Lisboa"


Para a "história" do caos no estacionamento:


Abaixo-Assinado: por uma Fiscalização Eficaz em Lisboa promovido pela Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados, de Janeiro a Maio de 2003

Ao: Comandante da Divisão de Trânsito da P.S.P. de Lisboa

Exmo. Senhor,

Todos os dias, o Código da Estrada, as normas cívicas e o direito à vida são desrespeitados em Lisboa.

O excesso de velocidade e o desrespeito pela travessia de peões na cidade são os principais factores de atropelamento, o qual é uma das primeiras causas de mortalidade rodoviária em Portugal.

Outro importante factor de atropelamento é o estacionamento indevido em passeios, passadeiras e cruzamentos, obrigando os peões a circular pelas faixas de rodagem, e reduzindo a sua visibilidade para atravessar em segurança.

As autoridades, e a Divisão de Trânsito da PSP em particular, estão incumbidas de zelar pelo cumprimento das regras de trânsito na cidade, e impedir a proliferação de comportamentos infractores na condução e no estacionamento.

Infelizmente, a passividade e o óbvio alheamento da PSP-DT tem contribuído fortemente para a falta de segurança rodoviária e para a desorganização do estacionamento na cidade.

A ausência de acção da PSP-DT nas zonas concessionadas pela EMEL é um factor acrescido da sua descredibilização perante os cidadãos.

Os subscritores do presente Abaixo-Assinado vêm requerer a V. Exa. que tome, com carácter de urgência, as medidas adequadas para combater activamente o excesso de velocidade e o estacionamento indevido, de modo a contribuir para o aumento do conforto, saúde e segurança dos cidadãos.

Porque têm directo e legítimo interesse na resolução dos dramáticos problemas acima referidos, os cidadãos abaixo-assinados pedem deferimento.
(Maria Isabel Goulão)