terça-feira, janeiro 30, 2007

Recomeçou-se a falar da hipótese "portagens à entrada das cidades"

Suponho que as notícias digam respeito às auto-estradas de Cascais e Loures e ao IC19, já que nos outros acessos já se paga portagens (apesar da Ponte 25 de Abril estar já paga, o que significa que a promessa feita aquando da sua inauguração foi metida sabiamente na gaveta).

Mas a introdução de portagens nos outros acessos só trará consigo o aumento imediato de receitas para o Estado e para os concessionários, já que ninguém espera que pelo facto de se pagar mais se entrará menos de carro em Lisboa?!

Tudo o resto - descongestionamento do trânsito, aumento de mobilidade, repovoamento de Lisboa, etc. - ficará pelo caminho se as portagens não trouxerem consigo a construção de linhas de metro ligeiro de superfície (que cheguem a Cascais-Sintra-Oeiras-Carnaxide-Linda-a-Velha-etc. ... o monocarril poderia ter sido uma solução, mas como está é apenas um mono), verdadeiros interfaces em cada concelho limítrofe, verdadeiros parques dissuasores (fora de Lisboa), mais corredores BUS, etc. Sem isso, anunciar-se portagens é apenas tentar tapar-se o sol com a peneira... mas lá que é mais fácil, rápido e barato, lá isso é.

Sem comentários: